Make your own free website on Tripod.com

Home

Contato

Livro de Visitas

Fórum

Chat

Busca

Liga

 

 

A região sul de São Paulo, onde se encontra a Faculdade de Medicina de Santo Amaro, constitue-se numa das áreas mais pobres da cidade. È nesse local também que se insere o nosso hospital escola, denominado Hospital Geral do Grajaú.

         Dentro deste contexto, foi criado inicialmente em 1998 o então chamado GEPAC    ( Grupo de Estudo e Pesquisa na Área Cardiovascular ), formado inicialmente por alunos, com grande interesse no desenvolvimento de trabalhos científicos na área de cardiologia. Através desse grupo, e com a colaboração de docentes e de residentes de cardiologia, foram realizados vários trabalhos científicos, os quais foram merecedores de premiação, tanto em congressos internos da Universidade COACME, como congressos nacionais de cardiologia.

         Devido, ao grande interesse por parte dos alunos, não na  realização de trabalhos científicos pelo GEPAC, mas também na parte assistencial e atendimento ambulatorial, aos pacientes da região, no que diz respeito as doenças cardiovasculares, foi criado ao final do ano de 2000, a Liga de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Santo Amaro. Essa liga que inicialmente era formada por um pequeno número de médicos e alunos idealistas, hoje conta com cerca de 24 alunos, os quais necessitam realizar curso preparatório e prova de seleção anual para ingressar no grupo.

         A liga conta hoje com a colaboração de vários docentes da Disciplina de Cardiologia, como também de residentes tanto de área de Cardiologia, como da Clínica Médica.

         Nos últimos 02 anos, através da liga de Cardiologia foram desenvolvidos grande número de trabalhos científicos pelos alunos participantes de mesma, em diversas categorias, como monografias, originais clínicos, epidemiológicos, posters, etc, culminando quase sempre com a obtenção de premiação em congressos internos da universidade, como também em nível nacional. Salienta-se que em 2003, no Congresso Brasileiro das Ligas de Cardiologia, fomos brindados com o 1º lugar do trabalho na categoria original experimental, desenvolvido na Faculdade de Medicina de Santo Amaro.

         Além da realização de trabalhos científicos, desenvolvemos, atividade assistencial, aos pacientes com patologias cardiovasculares, onde todos os casos são discutidos com os docentes e os alunos.

         A cada ano, a liga vem–se fortalecendo tanto cientificamente, e estruturalmente, com o constante apoio da diretoria Faculdade de Medicina de Santo Amaro, na pessoa da Profª Dra. Maria Cristina F. S. Cury.

         Ressalta-se que todo o atendimento assistencial da liga é realizado no Centro de Saúde Escola da F.M.S.A., o qual cada vez mais vem se estruturando para fornecer aos alunos  da liga condições adequadas de trabalho e estudo (salas de aula, internet, e apoio logístico de seus funcionários).

Com a criação do site de nossa liga na internet espera-se uma maior participação da comunidade acadêmica e médica tanto no ensino e na difusão de conhecimentos na área cardiovascular.

Com certeza e principalmente humildade a Liga de Cardiologia, estará sempre de braços aberto para receber alunos e docentes que quiserem contribuir para a formação tanto educacional e assistencial, daqueles que se interessam pela pesquisa na área cardiovascular.

Não posso deixar de expressar minha profunda gratidão, principalmente aos acadêmicos da liga,  ao constante apoio e incentivo, o que nos estimula a continuar na busca incessante de novos conhecimentos no campo da cardiologia.

 

 

Profº Dr. Carlos Gun

 

Profº Titular da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Santo Amaro  

 

 

Dr. Fabio Augusto de Luca

 

Assistente da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Santo Amaro e

 

Coordenador da Liga de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Santo Amaro.